+ 55 (11) 3392-6058
Rua Pedro Alexandrino, 400 - SP
contato@inobraz.com.br

Blog Details

O que faz o 5G tão importante para o futuro da economia

Ao aumentar a velocidade e diminuir a latência, a nova rede poderá revolucionar várias indústrias

A rede 5G está sendo tratado como uma oportunidade única para transformação da economia. Esta tecnologia “revolucionária” está pronta para mudar a maneira como vemos nosso mundo. O 5G não só melhorará as velocidades de download em até 20 vezes, mas também terá seu impacto em setores cruciais (como – Saúde, Educação, IoT e Cidade Inteligente, Transporte e Energia etc. ) também.

Falando em números, a tecnologia 5G promete entregar velocidades de mais de 20 Gbps, com latência inferior a 1 microssegundo. Um exemplo para ajudá-lo a entender melhor a declaração anterior: enquanto o 4G permite que você assista vídeos online em full HD, a rede 5G permitirá que você assista conteúdo 4K HDR. É uma diferença de escala gigantesca, mas o efeito do 5G não é só sobre o que você assiste na internet, o impacto é muito mais profundo que isso.

5G não é apenas sobre velocidade

A próxima geração de rede sem fio tem vários outros objetivos além de aumentar as velocidades. Por exemplo, outra meta da rede 5G é reduzir a latência. “Latência” refere-se ao tempo levado por uma rede para responder a um pedido.

A latência tem aplicações críticas na indústria automotiva. Também pode ser a chave para proporcionar melhores experiências no mundo VR e jogos multiplayer online. É reduzindo a latência que a rede permitirá a comunicação em tempo real de diversos equipamentos.

 

O 5G representa o desenvolvimento de um padrão de comunicações móveis que se concentra não apenas na conectividade digital das pessoas, mas também nas comunicações entre sensores, dispositivos e máquinas na Internet das Coisas. Com taxas de transferência de dados de até 20 Gbps, o 5G é 20 vezes mais rápido que o 4G e pode transmitir dados com uma latência extremamente baixa de um milissegundo (basicamente sem atraso) e é quase tão confiável quanto transferências de dados com fio com uma alta confiabilidade de até 99,99%.

Isso significa que indústrias podem operar de forma absolutamente confiável e segura com o 5G. O 5G abre novos campos de aplicação na indústria, onde o desempenho de outras tecnologias sem fio, como o Wi-Fi, ficou aquém no passado.

Produção segura, melhorada e mais flexível

A maior parte dos componentes de uma fábrica no futuro vão ser flexíveis, portáteis e podem ser facilmente reconfigurados. Um requisito essencial para isso é uma infraestrutura sem fio de alto desempenho que permita comunicações eficientes entre pessoas, máquinas e instalações. O 5G permitirá que novos conceitos de fabricação sejam implementados.

Um exemplo do uso do 5G na produção são os painéis operacionais móveis que permitem que os trabalhadores gerenciem o processo de forma flexível, com acesso a várias disponibilidades, monitorando e controlando o maquinário à distância. Hoje, é necessário que um trabalhador esteja próximo da máquina para garantir sua operação, mas com o 5G, o número dessas pessoas pode ser reduzido, o que, por sua vez, reduziria os custos e aumentaria a produtividade por pessoa. Ao mesmo tempo, as condições de trabalho dessas pessoas seriam melhoradas, permitindo-lhes acessar as máquinas de forma rápida e conveniente.

 

A realidade aumentada também traz enormes vantagens com o novo padrão de comunicações móveis: por exemplo, os trabalhadores poderão usar óculos de dados conectados via 5G para exibir informações de status em tempo real, permitindo que eles monitorem e executem seus serviços de forma ideal. Além disso, os sistemas de transporte autônomos podem ser facilmente conectados e integrados à produção usando 5G, o que também pode ser fundamental para o aumento de produtividade das fábricas.

O número de

O número de dispositivos conectados na Internet das Coisas já é muitas vezes maior do que o número de usuários humanos reais da Internet. Especialistas estimam que haverá mais de 70 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo até 2025, muitos deles em uso em aplicações industriais. Dessa forma, o 5G está se tornando um fator competitivo com o aumento da conectividade: Se você não mudar cedo o suficiente, você será deixado para trás

Leave A Comment

Cart